Workshop Continuado de Acroyoga

/Workshop Continuado de Acroyoga
Workshop Continuado de Acroyoga2020-10-30T17:03:32-03:00

1a edição com certificação e material didático

Carga horária: 60h incluindo atividades EAD

Datas 2021:

Módulo Básico I: 10/4 das 8h às 18h

Módulo Básico II: 15/5 das 8h às 18h

Módulo Intermediário I: 10/7 das 8h às 18h

Módulo Intermediário II:  14/8 das 8h às 18h

Módulo Avançado I: 13/11 das 8h às 18h

Módulo Avançado II: 11/12 das 8h às 18h

Clarissa Brittes

É arte-educadora e performer, graduada e pós-graduada em Dança, especializada no trabalho com camadas sutis de integração corpo-mente através do Yoga, da Educação Somática, da Dança, da Acrobaica e de trabalhos lúdicos e dinâmicos utilizando utensílios, elementos acrobáticos, sonoros, sensoriais e compreensão de camadas sutis, propriocepção, organizações corporais e desenvolvimento motor.

Cursou BMC – Body Mind Centering em Berlim em 2018 e Tipografia e Direção de Arte na Central Saint Martins Art School em Londres em 2005. Estudou Tantra Yoga – Premananda School SP; Acroyoga e Wheel Yoga no Acroyoga Brasil SP; Ashtanga Yoga no Bijam; Yoga Kids com Maurício Salém; Yoga dos Sentidos com Magda Lutzenbauer (Áustria); Aerial Yoga com Sarah Clothworthy, Edson Santos e Van Costa; Acrobacia Chinesa na Escola de Pa Kua; Dança  Tribal no Grupo Amalgama de Dança Tribal, Ballet – Moderna – Contmeporânea e Somáticas no Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre, no Pós-graduação em Dança na PUCRS e no curso de Licenciatura da UFRGS. Estudou clown na Cia Circular e Teatro no Teatro Sarcáustico por 2 anos. Ballett com Lu Paludo e Claudia Daronch, Moderna e Contemporânea com Eva Schull, Lu Paludo, Carla Vendramin, Tatiana da Rosa, Cibele Sastre, Alessandro Rivelino, Douglas Jung, Frey Faust, Didi Pedone entre outros.

Foi fundadora e integrante dos coletivos Vem Voar Studio, Möebius de dança contemporânea (2014-1016), Bloco da Laje de carnaval teatralizado (2012-2016) e do GED – Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre. Foi integrante dos grupos de extensão DESC – Dança Educação Somática e Criação  (2019 e 2017), Mímese Cia de Dança Coisa (2017) e do grupo de pesquisa Pesquisando a Prática como Pesquisa em Dança.

Flávia Lopes da Silveira

Flávia Lopes da Silveira é designer, possui mestrado e doutorado pela UFRGS. Começou a praticar acroyoga no ano de 2016 no Terra Íntegra e também nas JAM’s – práticas livres realizadas nos parques públicos promovidas com o objetivo de troca de conhecimento, convivência, ajuda e evolução mútua dos praticantes. Já fez diferentes tipos de capacitações com o Grupo Pangea, Grupo Cerco, Circo Híbrido, Espaço Cultural DCDA, Escola Shakti e Academia La Santé. Realizou o Acroyoga Foundation Course (Curso de Fundamentos do Acroyoga Internacional), que trata-se da primeira etapa da formação em acroyoga. Ministra aulas particulares e em pequenos grupos, residenciais e ao ar livre, em Santa Maria, Guaíba e Porto Alegre desde 2018 até o momento. No Espaço Vem Voar também ministra aulas de acroyoga.

Workshop continuado Acroyoga VEM VOAR Clarissa Brittes e Flávia Lopes

“Não confie no professor, mas no ensino.  Não confie nas palavras do ensinamento, mas no espírito das palavras. Não confie na teoria, mas, sim, na experiência.  Budha

A técnica de Acroyoga é uma técnica que requer total entrega à experiência, bem como uma dedicação à prática constante. Assim como o Yoga e outras técnicas de atenção plena associadas à respiração e ao estado de conexão. Trata-se, porém, da especificidade de confiança e entrega entre os praticantes. É um trabalho revigorante, esteticamente interessante e por vezes mais fácil e menos impossível do que parece (em outras não…rsrs).

As relações de peso e contrapeso entre os parceiros de prática, por mais incrível que pareça, facilitam e realização de algumas posturas. Essa alternativa lúdica e acrobática trabalha a realização de posturas de yoga coletivamente priorizando o trabalho em duplas.

Trata-se de buscar cadência e fluidez, assim como no vinyasa, porém lembrando sendo as posturas relidas para formatos não-individuais. Introduz, assim, à prática conhecimentos trazidos da portagem (acrobacia de solo) e do contato e improvisação (dança).

O curso VEM VOAR foi criado com a finalidade de possibilitar a todos praticantes o acesso a essa prática. As professoras reúnem conhecimentos de diversos cursos e formações, passagens por graduações e pós-graduações e experiência docente. Assim, tornam o alcance ao conhecimento adaptável e inclusivo.

O curso incluirá, pois, conhecimentos adaptados a diferentes grupos e faixas etárias. Abordará conhecimentos anatômicos relacionais e aprofundamentos em técnicas corporais complementares, facilitando a compreensão. Ainda, trará figuras coletivas para além das duplas como proposição. E não pararemos por aí: incluiremos no curso possibilidades de práticas e treinos individuais para que as pessoas tenham certa independência ao se preparar para tal prática. Foi uma contingência do isolamento que trouxe essa possibilidade e que pretendemos incluir no curso como possibilidade de treinamento para aulas on-line.

Acreditamos, assim, que o grande potencial do curso está além da aprendizagem de montagem de posturas e sequências: aposta na didática, na diversidade de técnicas para auxiliar no ensino e na aprendizagem e em treinamentos criativos que nos preparam para diferentes alunos ou mesmo parceiros de prática..

Este curso, como todos propostos pelo Vem Voar Studio, é um curso de auto-conhecimento e de empoderamento. É muito importante que cada participante valorize seus conhecimentos prévios e utilize a técnica para desenvolver suas próprias ideias e cruzamentos com o que já conhece. Enquanto arte-educadores, idealizamos que possamos estar abertos a trocas e desapegados de dogmas, sempre com muito respeito pelas escolhas e práticas de cada um.

 

A quem se destina:

O curso não solicita que os participantes tenham experiência em yoga, considerando que há um ótimo aproveitamento por parte de profissionais e praticantes de acrobacia, dança, educação física, pilates, fisioterapia e terapias holísticas.

O curso está aberto também para quem tem o interesse de conhecer/aprofundar a técnica, mesmo sem o interesse de ser professor. Se não for do interesse do participante ser avaliado, receberá certificado de participação.

Também não exigimos experiência prévia visto que vamos começar com conduções educativas básicas para quem não tem experiência ou quer ensinar que não tem. Sugerimos, contudo, que os menos experientes cursem todos os módulos e que frequentem aulas regularmente. Para isso, os participantes terão desconto nas aulas regulares do studio (on-line e presenciais -se até lá houver essa possibilidade).

 

Conteúdo Programático:

 

Módulos Básicos

  • Educativos iniciantes de peso e contrapeso, formação de base e instruções de sustentação para voador
  • Aquecimentos e fortalecimentos que auxiliam na compreensão de sequências iniciantes
  • Reconhecendo um solo
  • Alongamentos básicos em dupla
  • Reconhecimento de estruturas corporais I
  • Sequência iniciante de Thay Massagem
  • História, Teoria e nomenclaturas do Acroyoga

Módulos Intermediários

  • Educativos intermediários de peso e contrapeso, evoluções para base e instruções de sustentação para voador
  • Aquecimentos e fortalecimentos que auxiliam na compreensão de sequências intermediárias
  • Entradas e saídas do solo
  • Alongamentos intermediários em dupla
  • Reconhecimento de estruturas corporais II
  • Sequência intermediária de Thay Massagem
  • Referências do Acroyoga

Módulos Avançados

  • Educativos avançados de peso e contrapeso, evoluções em pé para base e instruções de sustentação para voador
  • Aquecimentos e fortalecimentos que auxiliam no treinamento, compreensão e compensação de sequências avançadas
  • Entradas e saídas avançadas
  • Treinamentos individuais e em dupla para invertidas e dinâmicas acrobáticas
  • Alongamentos avançados em dupla
  • Reconhecimento de estruturas corporais III e alavancas
  • Sequência avançada de Thay Massagem
  • Coreografias e popings no Acroyoga
WhatsApp chat