O Aqui e Agora em sua vida

//O Aqui e Agora em sua vida

O Aqui e Agora em sua vida

A maior parte do tempo passamos pensando, o cérebro está sempre com idéias pulsando e brilhando espontaneamente. Porém muito desse pulsar são memórios, ficamos uma boa parte do nosso tempo, dispersando nossas energias revendo e reavaliando o passado. O passado é importante para nosso aprendizado, mas por outro lado ele não é merecedor de tanta atenção e foco.

Ao mesmo tempo, nossa mente costuma vagar e divagar para as incertezas do futuro, onde criamos mil suposições de como as coisas serão. Criamos alternativas para todas as possibilidades que conseguimos imaginar. Vivenciamos as vezes, com sofrimento antecedendo algo ruim, quando na realidade nem sempre aquele acontecimento ruim acontece.

Quanto tempo e energia usamos diariamente para nos mantermos entretidos em nossas mentes sobre o passado imutável e o futuro inexistente? Em alguns casos, tempo de mais, em outros, todo o tempo que temos.

É importante conseguir se desconectar de todas as mazelas da vida e viver a vida plena, viver o momento atual, sentir-se existindo no agora.  Prestar atenção em nós mesmos, sentir nosso corpo, esvaziar nossa mente, e simplesmente ser e estar no momento presente.
Você se lembra ou está ciente de todas as partes do seu corpo o tempo todo? Ou você apenas lembra que certas partes de você existem quando sente dor?
Apesar do seu cérebro manter o funcionamento do seu corpo no piloto automático, é importante nutrir amor e o auto cuidado.  Seja através de uma prática de Yoga que ative seus músculos, seus órgãos, suas glândulas, suas energias, seja através de alimentos que nutrem e favorecem cada parte do seu corpo, seja através de simplesmente se tornar consciente e conectado consigo mesmx e com o universo do qual faz parte.

É fácil existir uma vida inteira sem perceber toda a vida que existe ao nosso redor: o chão em que pisamos, o ar que respiramos, o sol que nutre a vida, a chuva, o vento, as estrelas, os planetas, os seres vivos – todos eles, desde as plantas, os insetos até as outras pessoas. Enfim, deixamos de perceber toda forma viva que cruza nosso caminho diariamente. Perdemos a oportunidade de estarmos conscientes da existência de tudo, de apreciar que de alguma forma estamos todos conectados.

Poderíamos estar vivendo uma vida muito mais plena se tivéssemos apenas dedicado um pouco da nossa percepção para todas estas coisas. Estamos aqui, vivendo o presente, o aqui e o agora, mas paramos pouco tempo para apreciar o que realmente isso significa e quanto isso é magnífico. Em tudo existe o amor, em tudo existe a beleza e existimos junto a tudo isso. Fazemos parte desse todo.
Precisamos nos enxergar mais! Nos sentir mais! E pra isso precisamos embarcar numa viagem para nosso interior.

Nosso Curso de Formação em Yoga Contemporâneo faz parte desta iniciativa. Formamos professores de forma que se tornem capacitados a entender e ensinar as pessoas a buscarem pelo Aqui e Agora em suas vidas.

 

2020-03-04T08:30:48-03:00By |Categorias: Blog Yoga Gratis|Tags: , , , , , |

Autor(a):

Ricardo Cury é desenvolvedor de soluções para Internet, desenvolvedor de websites, estratégias de comunicação digital, fotógrafo e vídeomaker. Atua com arte e Internet desde 1998.

Deixe um comentário

WhatsApp chat