Tecido Acrobático X Aerial Yoga qual a diferença?

//Tecido Acrobático X Aerial Yoga qual a diferença?

Tecido Acrobático X Aerial Yoga qual a diferença?

Tecido Acrobático X Aerial Yoga qual a diferença?

Muitas pessoas me procuram com essa dúvida. Afinal, qual é a diferença entre Tecido Acrobático e Aerial Yoga. Basicamente, ambas utilizam o tecido como suporte. Mas, enquanto uma é modalidade de acrobacia, a outra é modalidade de yoga, e isso se reflete já no propósito e na dinâmica. Mas vamos aos detalhes:

Instalações do Tecido

A atividade acrobática exige uma instalação a partir de um ponto. Com isso, você tem duas pontas soltas lá embaixo para realizar os exercícios a partir delas. Já na citada atividade de yoga aérea, o tecido forma um U pronto pra te receber.

Dinâmica

Como consequência da instalação, a dinâmica das técnicas se diferenciam. Quando você tem as duas pontas soltas características do Tecido Acrobático, você precisa escalar e montar as “chaves” para que o tecido te prenda e você possa montar as figuras. A ideia é que você faça isso com mais altura e possa então experimentar as quedas, momento em que a plateia exclama “Oh!”.

Em contrapartida, na prática de Aerial Yoga o tecido está pronto pra você se colocar nele, sem precisar escalar ou mesmo montar as chaves. Ao invés das figuras, você monta asanas (posturas de Yoga) em sequência. Isso te permite explorar o suporte do tecido como prop (utensílio) para compreensão de alinhamentos, equilíbrio e invertidas ou mesmo como possibilidade de tração das articulações.

Assim, há uma função mais restaurativa nessa técnica, enquanto na acrobacia a alta performance é mais relevante.

Altura

Por causa dessas diferenças básicas, na modalidade acrobática, você precisa amarar o tecido com mais altura, para poder subir nele até um ponto mais alto e ter as possibilidades das quedas. Na modalidade do Yoga, ao contrário, você simplesmente preciso que o tecido fique suspenso na altura das suas crista ilíacas e que possa daí ficar me pé nele (ou sentada).

Vale lembrar que, embora essas sejam as características principais em relação às alturas, nada impede que se desenhem práticas iniciantes para as figuras acrobáticas com menos altura. Da mesma forma, é possível introduzir altura, escaladas e quedas no Aerial Yoga.

Exigência

Após a leitura das características antes citadas, é possível compreender que acrobacia aérea pode ser mais exigente fisicamente do que yoga aéreo. Em detrimento disso, recebo muitos professores de acrobacia no nosso Curso de Formação em Aerial Yoga buscando alternativas mais leves e educativas para suas aulas. Da mesma forma, evoluir na técnica de yoga nas alturas vai exigir a introdução de mais técnicas características da modalidade acrobática.

Para todos os corpos

Independente de qual técnica você escolher, todos os corpos podem tudo com suas devidas adaptações. Existem professores que talvez pensem diferente. Porém, por aqui, o nosso lema é saber ensinar e olhar para todos os corpos como possibilidades. Ainda que o aluno tenha lesões, podemos indicar o que pode ser saudável pra ele. Assim, não desista de praticar por pensar que não é pra você.

Inclusão, diversidade de técnicas para gerar autonomia e ampliar possibilidades de auto estudo

Por isso, buscamos contemplar tudo isso nos nossos cursos e nas nossas aulas regulares. Agora que você já conhece um pouco mais sobre as técnicas, está pronto para escolher qual delas vai experimentar, certo? Vamos agendar sua aula? Em que horário fica bom pra você?

Se você  tem dúvidas em relação a outras modalidades, posso te indicar esses outros artigos:

Acroyoga X Aerial Yoga

Yoga: qual a melhor opção

https://vemvoarstudio.com.br/o-que-e-yoga-contemporaneo/

Se você gostou desse artigo

Tecido Acrobático X Aerial Yoga qual a diferença?

Siga a gente nas redes

insta @vemvoarstudio e @clarissa_brittes

e acompanhe nosso canal no YouTube VemVoarYogaComClarissaBrittes

Clique no link para mais informações sobre nossa Formação em Aerial Yoga

2021-03-01T13:08:37-03:00By |Categorias: Blog Yoga Gratis|

Autor(a):

Deixe um comentário

WhatsApp chat