Yoga Somático – uma boa base para sua prática

//Yoga Somático – uma boa base para sua prática

Yoga Somático – uma boa base para sua prática

Yoga Somático – uma boa base para sua prática

O Yoga Somático é capaz de formular uma boa base para sua prática. O termo ainda é novo. Vim escrever sobre ele pra podermos entender porque essa técnica pode te dar um bom embasamento. Há um certo tempo venho tentando nominar práticas que trazem o foco da Somática. Tentei Yoga Soma e Dança, Yoga Dança… Encontrei um panfleto na escola em que fiz meu curso de BMC – Body Mind Centering (uma das muitas técnicas de Educação Somática) e nele me deparei com Yoga Somático. Perfeito! Vamos falar sobre isso?

O boom do Yoga on-line

Comentei no último post a respeito da alta do Yoga através das aulas on-line. Ao mesmo tempo em que é maravilhoso que mais pessoas estejam engajadas nesse universo, não é aconselhável praticar sem nenhum acompanhamento. Vídeos e lives podem ser um complemento para quem já fez um curso de formação e/ou já tem uma prática construída. Porém, para quem não está acostumado, é um tanto obscuro saber o que escolher dentre tantas opções ou mesmo identificar-se nas posturas a ponto de saber se a execução está correta.

O Yoga como espetáculo

O Yoga pode ser olhado através do viés da alta performance, sendo essa uma visão reducionista e um tanto perigosa. Muitos se atraem pela forma dos asanas (posturas de yoga) e pela beleza do controle nas transições e acrobacias de algumas técnicas. Sob esse viés, a prática se torna limitada, podendo apenas ser experimentada por um corpo espetaculoso, ou exigindo demais das estruturas que compõem os corpos – preparados ou não.

Embora isso possa ser construído, a maioria das pessoas não está preparada para práticas tão fortes. Não obstante, mesmo práticas mais leves, se não forem bem instrumentalizadas e preparadas, podem ser um problema e acabarem causando lesões ao invés de contribuírem para a saúde.

Além disso, o Yoga acaba perdendo seu propósito de preparar o corpo para permanecer em estado de meditação e atingir camadas sutis de conexão e libertação. Existe, sim, a experiência física, mas existem também propostas de reflexão calcadas em todo um embasamento filosófico do pensamento e da cosmologia hindus que se perdem se não são bem encaminhados.

Arte Moderna e técnicas insurgentes

Desde os Anos 70, parâmetros de alta performance do movimento começaram a ser questionados. Além disso, diversos observadores de suas próprias lesões desenvolveram procedimentos para curá-las ou para seguirem seus trabalhos lidando com elas. Um movimento de questionamento de paradigmas  envolveu todas as áreas artísticas inseridas no contexto da Arte Moderna. Sob essas influências, essas técnicas citadas, muitas delas inspiradas em técnicas orientais, encontraram forças para questionar abordagens repetitivas e que acabavam lesionando o corpo.

O que é Educação Somática?

A Educação Somática surgiu do termo Somathics cunhado por Thomas Hanna em What is Somathics (1995). O termo se refere a essas técnicas insurgentes de diversos lugares e proposições. Todas elas tinham algo em comum: a experiência de cada um. Soma significa bebida sagrada, segundo as escrituras antigas indianas chamadas Vedas. Inspirados nesse termo, os gregos criaram a palavra Somatika, ou experiência vivida. Somathics, por sua vez, refere “experiência vivida em 1a pessoa”, e, com isso, define o grande propósito dessa abordagem.

Uma Abordagem Somática

Uma abordagem que lida  individualmente com o que cada corpo solicita e com o que cada um vivencia ao experimentar uma prática física, de movimento ou de expressão é uma abordagem somática. Fazer as adaptações necessárias e entender o seu corpo e as diferenças entre os corpos como algo positivo e não limitador é parte de tudo isso. Por isso, trago o foco para esse estado de atenção e de auto-reconhecimento como um exercício primordial para que qualquer prática seja bem fundamentada a ponto de colaborar com a saúde e com o bem-estar e não prejudicá-los.

O Yoga Somático

Quando falo em Yoga Somático, proponho voltarmos um passo para trás e fundamentarmos preceitos e parâmetros para uma abordagem segura da prática antes da prática. Embasando-me em estudos referentes à Educação Somática, penso que, para começar, é importante reconhecer estruturas corporais, movimentos das articulações, composições musculares. O controle da respiração e a utilização de musculaturas internas são da mesma forma fundamentais. Finalmente e acima de tudo, trabalhar a paciência e a atenção é indispensável, pois distrações fazem com que não possamos ter a percepção do que estamos executando em termos de movimento.

Yoga Somático – uma boa base para sua prática

Sugiro aqui em primeiro lugar umx bom professorx e um outro tanto de leitura vinculados à sua própria experiência e às suas necessidades. Convido a todos a fundamentarem bem suas práticas antes de começar. Se precisarem de ajuda, estou aqui, e recomendo alguns conteúdos para que isso seja possível. 😉

 

O que é somática? – Thomas Hanna

Uma prática somática em vídeo

O boom do Yoga on-line e o papel dx professorx

Como escolher uma prática pra você

texto por Clarissa Brittes

2020-05-22T21:12:20-03:00By |Categorias: Blog Yoga Gratis|

Autor(a):

Deixe um comentário

WhatsApp chat