Acroyoga X Aerial Yoga – qual a diferença?

//Acroyoga X Aerial Yoga – qual a diferença?

Acroyoga X Aerial Yoga – qual a diferença?

Acroyoga X Aerial Yoga, qual é a diferença?

Você sabe qual é a diferença entre Acroyoga e Aerial Yoga? Se a resposta foi sim, você provavelmente já praticou alguma dessas técnicas. Se você respondeu não, vem comigo nesse texto que vamos “escurecer” os fatos. Existe também a possibilidade de você ter respondido sim e, ainda assim, não saber qual é a diferença. E, tranquilo, acontece bastante por aqui.

Evitando confusões

A diferença primordial entre Acroyoga e Aerial yoga é que uma prática é essencialmente em dupla ou coletivo e no solo, e a outra é individual e aérea. Nesse universo de constantes misturas, nada impede que você pratique Acroyoga nos ares ou Aerial Yoga em dupla. Entretanto, nesses casos estaríamos criando novas vertentes.

Pra começar. então, vamos definir um pouco melhor uma e outra.

Acroyoga

A técnica de Acroyoga é inspirada numa parte da acrobacia que trabalha no solo com no mínimo duas pessoas. Esses exercícios de sustentação do peso dx parceirx são chamados de portagem. Na aproximação com yoga, algumas características da portagem foram modificadas, a exemplo de tudo que é essencial em qualquer prática de yoga.

Ou seja, vamos observar mais controle, mais fluidez e aquelas abordagens energéticas holísticas que aparecem na forma de asanas (posturas), mudras (gestos de poder), bandhas (fechos ou contrações), pranayamas (respiração).

E tem mais: foram encontradas opções de relaxamento e apoio na realização desse trabalho em dupla ou coletivo que trazem aquela energia mais lunar ou yin para uma atividade que costuma ter uma energia muito solar ou yang.

Aerial Yoga

O Aerial Yoga introduz o tecido na prática. Essa técnica deriva do tecido acrobático, uma outra vertente da acrobacia que inclui os áereos tais como o trapézio e a lira. O grande barato dessa modalidade é a suspensão e tudo que ela te possibilita. É importante lembrar, porém, que o tecido aqui é preparado para facilitar a vida do praticante em relação às modalidades acrobáticas originais.

Não será nosso foco aqui diferenciar o Aerial Yoga do Tecido Acrobático ou das demais modalidades aéreas. Para isso, iremos dedicar um outro artigo completo. Apenas guarde a informação de que para praticar Aerial Yoga você não precisar ser acrobata ou ter força, equillíbrio ou mesmo flexibilidade.

Uau! Como assim? Isso mesmo: o tecido é estruturado em forma de U, como uma rede só que com os pontos em que ela fica presa mais próximos. Dessa forma, a escalada e as amarrações não são necessárias. Uma vez que o tecido já está pronto para te receber, você simplesmente posiciona ele na entrada correspondente (ou local do corpo que irá suportar seu peso) e, a partir dali, realiza as posturas e sequências.

Lembrando, ainda, que, da mesma forma que com o acroyoga, isso modificou as possibilidades de utilização do tecido. Ele pode, sim, ser um instrumento para fortalecimento e sequências mais acrobáticas. Mas pode, também, incluir ou mesmo priorizar proposições restaurativas e energéticas ou auxiliar na compreensão dos asanas originais (fazendo as vezes de um prop ou utensílio)

Semelhanças entre Acroyoga e Aerial Yoga

Apesar das diferenças, existem semelhanças.  Embora você provavelmente já tenha percebido pelas explicações anteriores, não custa pontuar que ambas as práticas:

– são leituras contemporâneas, ou seja, misturas são bem vindas

– advém da acrobacia

– são originalmente mais vigorosas e, na misturas com o yoga, introduzem elementos mais introspecitvos e restaurativos

– ganharam mais fluidez nas transições por conta desse atravessamento com as técnicas do yoga

– parecem mais impossíveis do que são

– podem ser adaptadas a todos os corpos

– o ganho de força, flexibilidade e controle acontece tanto quanto em qualquer modalidade de yoga, se for esse o foco da estrutura da aula

– trazem um barato diferenciado para técnica, tanto por introduzirem novas percepções para consciência corporal, quanto pelo possível apelo somático do contato com o tecido ou com x colegx

– a criação de coreografia é super em ambas!

Acroyoga X Aerial Yoga – qual a diferença?

Bom, então vamos retomar e pontuar as diferenças:

Acroyoga                                                                                                                                                 Aerial Yoga

–  é geralmente em dupla, com opções coletivas                                                                           –   é uma prática individual

–  é no solo                                                                                                                                             – a é aérea (apesar de usar também o solo)

– traz uma percepção diferenciada na relação de peso e contrapeso com o outro;                – traz uma percepção diferenciada na relação com a suspensão

–  requer controle físico mais aprimorado (tanto para ser base quanto para ser topo);       – requer uma consciência na relação com o tecido

– é sobre suspender o peso                                                                                                                 – é sobre entregar o peso (e suspender ao mesmo tempo – ?!)

Como posso saber qual prática escolher?

Hummm. Pois é. Qualquer prática nova é um desafio, certo? Iniciar uma prática de Yoga já é um desafio inicialmente. Então, sim, tanto a prática de Acroyoga quanto a de Aerial Yoga vão te desfiar. No entanto, tenho uma coisa pra te dizer: voltar para sua prática cotidiana depois de treinos em dupla ou com o suporte do tecido vai te favorecer. Com essas práticas, você aprende novas formas de sustentar seu peso, de lidar com o contrapeso, de compreender como posicionar tridimensionalmente seu corpo para ganhar equilíbrio.

Vamos para a cereja do bolo? Finalmente, vamos pensar no poder da mente em relação a essas práticas. Com Acroyoga trabalhamos de uma lado entrega e confiança e de outro responsabilidade, respeito, comunicação e conexão. Não há como você praticar sem a inter-relação. E isso é maravilhoso e te obriga a ter humildade. Com o Aerial Yoga, você vai lidar com seus medos…com aqueles velhos conceitos do “não pode” que a vida adulta impõe à liberdade e à inocência. Você vai resgatar as memórias do balanço, do subir em árvores, do ficar pendurado, de cabeça pra baixo e …uau! …isso não será sinônimo de quebrar o pescoço.

Resumindo

As práticas de Acroyoga e de Aerial Yoga são potencialidades para você desenvolver. Não deixe a ideia de que a falta de preparo físico te limita. A “eficiência”, na minha opinião, é algo que deve ser relativo, pois a beleza está na diferença. Seja qual for o parâmetro que o movimento de exige, cada um vai ter sua própria resposta.  E a diversidade de respostas é que soma. Só assim poderemos ter um mundo livre, próspero e feliz.

Lakah Samatah Sukino Bhavantu

Que isso? Fica ligadx aqui e falaremos sobre isso.

Te trazemos aqui outros conteúdos que podem te interessar:

Acroyoga em tempos de isolamento

O que é Yoga Contemporâneo?

O que é yoga afinal?

Esse texto foi escrito por Clarissa Brittes

Instagram 

Acesse nossos vídeos no

Canal do YouTube

Conheça nossos Cursos de Formação (híbridos On-line e presencial)

Yoga Contemporâneo

Aerial Yoga

Acroyoga

Informações, dúvidas, inscrições

E só chamar

Indique o texto Acroyoga X Aerial Yoga – qual a diferença?

Autor(a):

Deixe um comentário

WhatsApp chat